Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 24 de setembro de 2017

Ao Domingo com... Iria Alexandra Cardoso

Sou uma sonhadora acima de tudo.
     
Desde pequena, por influência da minha Mãe, que lido muito com livros e ficção no geral.
      Ainda me lembro do tempo em que o senhor do Círculo de Leitores vinha a minha casa entregar a revista e/ou entregar mais um livro para uma qualquer colecção que estivéssemos a fazer na altura. Digo estivéssemos, pois a minha Mãe é uma ávida leitora e sempre me incutiu esse hábito, mesmo que fosse apenas o folhear dos livros naquela altura.
      Lembro-me de folhear os meus livros – comecei as minhas colecções quando tinha 3 ou 4 anos - e os livros grandes de atlas ou de história em geral, apesar de não compreender o que diziam, mas gostar das imagens. E, está claro, gostava dos livros Disney, com as suas princesas e príncipes, bem como de “Pedrito, o Coelho”.
      Quando comecei a ler e a compreender as palavras e frases, a leitura e o gostar de ler nunca me deixaram, fazendo-me companhia enquanto crescia. Li Alice Vieira, Enyd Blyton, Rosa Lobato Faria, mas foi com “Harry Potter” de J.K. Rowling que descobri o estilo que mais gostava de me embrenhar. Li “Senhor dos Anéis” de J.R.R Tolkien; a trilogia de “Ceptro de Aerziz”, de Inês Botelho; o “Ciclo da Herança” de Christopher Paolini; “As Crónicas de Spiderwick” de Holly Black e Tony DiTerlizzi; “As Memórias de Idhún” de Laura Gallego García. Entre Neil Gaiman, Filipe Faria, Stephanie Meyer e Joanne Harris cresci no mundo da fantasia e, com as colecções que fui fazendo, cresci a ler sobre as mitologias do mundo e as lendas de grandes heróis do tempo antigo e medieval.
      Depois descobri Nora Roberts e Sherrilyn Kenyon com a sua saga de fantasia dos “Predadores da Noite”, bem como “As Crónicas de Gelo e Fogo” de George R.R. Martin – e ainda antes da série.
      Ao longo dos anos, comecei a escrever. A escrever num diário, bem como nos trabalhos de escola quando deveriam ser mais elaborados e vindos da imaginação. Mais tarde, quando entrei no secundário, comecei a escrever pequenos textos para mim, para desanuviar os meus pensamentos.
    Contudo, foi quando entrei na faculdade e precisando de algo para descansar a cabeça dos trabalhos e das leituras que era obrigatório fazer, que a escrita começou a ficar mais séria e que lhe tomei o gosto.
      Foi aí que escrevi o primeiro rascunho de “Equilíbrio 1 – O Despertar”, o meu primeiro livro, agora publicado.
      Apesar de ainda ter demorado o seu tempo, e de ter rearranjado em muito o primeiro rascunho, e depois de muito tempo a tentar arranjar coragem para enviar o manuscrito, em 2015 a Chiado Editora deu-me a oportunidade de mostrar que afinal tinha jeito para “a coisa”. E o feedback que tenho tido, seja de pessoas conhecidas como de desconhecidos e de professores com quem ainda mantenho contacto, deixa-me nas nuvens, pois fico contente que as pessoas gostem daquilo que escrevo.
      Posso dizer que esta minha primeira obra – de onde mais dois irão sair – é algo pessoal e que me ajudou a ultrapassar certas dificuldades e espero que também ajude quem o ler e que o transporte numa aventura única.
      Penso que esse seja o maior sonho de um escritor, é o da sua obra chegar longe e aonde mais nada ou ninguém chega ou chegou.
      Muitas obras tocaram-me no coração e ajudaram-me a ultrapassar as dificuldades do crescimento, onde muitas vezes parecemos estar deslocados. E às vezes basta conhecermos as pessoas certas, vivermos a experiência certa em algum momento da nossa vida para nos ajudar a crescer.
      E, espero, que seja essa a sensação que as pessoas terão ao ler o meu livro.
Podem ficar a par de todas as novidades na minha página do Facebook

https://www.facebook.com/IAlexCardoso/

Iria Alexandra Cardoso





1 comentário:

  1. Já li e gostei! Mas sou suspeita para falar sobre o livro. O que é certo é que custou um pouco a começar porque memórias de outros assolavam-me o pensamento logo nas primeiras páginas devido à ligação que tenho com a autora... Mas assim que as ultrapassei praticamente "devorei" o livro em dois dias! E apesar de poder ter acesso privilegiado ao restante da trilogia prefiro esperar pela edição em papel - ler livros em papel é outro coisa...

    ResponderEliminar